Quer ser empreendedor? Conheça os passos necessários para abertura de uma empresa!

//Quer ser empreendedor? Conheça os passos necessários para abertura de uma empresa!

Quer ser empreendedor? Conheça os passos necessários para abertura de uma empresa!

Se lançar no mercado como empreendedor é o sonho de muitos no Brasil. Pode parecer complexo por necessitar de uma série documentos, pagamentos de taxas e impostos, mas nós, da RECTA Contabilidade, elaboramos um passo a passo para facilitar o entendimento do processo. Conte com os nossos profissionais para realizar seu sonho!

 

Elaboração do Contrato social

O primeiro passo para formação da empresa é elaborar o contrato social. Deve ser o primeiro item a ser analisado e define o que a empresa será. Nele, contém:

  • Razão social – define se a empresa será MEI (Microempreendedor Individual), Empresa Limitada ou Sociedade Anônima;
  • Ramo de atuação e objetivos – qual será o segmento da empresa e os produtos comercializados;
  • Endereço e liberação da prefeitura – dependendo do ramo de atuação, a empresa precisará de alvará de funcionamento, vistorias e inspeções;
  • Capital investido – o valor que será investido na empresa;
  • Sócios – se irá conter sócios no empreendimento.

 

Definição do regime tributário

A escolha do regime tributário leva em conta as perspectivas de faturamento que a empresa terá. O contador irá ajudar a tomar a melhor decisão baseado no ramo de negócio. Se for enquadrado no Simples Nacional por exemplo, haverá redução de alíquotas de tributos e  a forma de pagamento junto aos órgãos do Fisco será muito mais simples.

 

Registro na junta comercial

É necessário realizar registro na Junta Comercial do Estado ou no Cartório de Registro de Pessoas Jurídica. A partir dele, a empresa começa a existir oficialmente. Antes, é recomendável verificar se o nome empresarial escolhido já utilizado por outra empresa no site do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

 

Obtenção do CNPJ

É possível obter o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) no site da Receita Federal após aprovação do registro na Junta Comercial. Com isso, a empresa poderá emitir nota fiscal, solicitar empréstimos, contratar funcionários além de ser obrigada a realizar o recolhimento de impostos e tributos.

 

Alvará de localização e funcionamento

O alvará é um documento obtido na prefeitura da cidade. Ele é a autorização para abertura do negócio e reúne todas as condições para exercer as atividades da empresa, que podem varias de acordo com o ramo, estado ou município. Dica: é recomendável realizar uma consulta na prefeitura para verificar se é possível exercer a atividade desejada no local escolhido para a abertura da empresa;

 

Inscrição estadual

Inscrição obrigatória para empresas de transporte intermunicipal ou interestadual, setores do comércio, comunicação, energia e indústria. Por meio dele que se recebe a inscrição no ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.

 

Licenças e inscrições nos órgãos de regulação estaduais e municipais

As vistorias são essenciais parar conseguir o alvará de funcionamento. Elas são obtidas em órgãos do município ou estado variam de acordo com a atividade exercida, local escolhido e o tamanho da empresa. As mais comuns são:

Vistoria de cumprimento das normas de segurança: requisito para todas as empresas; feita pelo corpo de bombeiros.

Licença ambiental: requisito para empresa agropecuária, de calçados, industrial, metalúrgica, química e têxtil; pode ser obtida nos órgãos do meio ambiente.

Licença sanitária: requisito para empresas do setor alimentício, de medicamentos e cosméticos. Obtido em órgãos de vigilância sanitária.

Cada atividade exercida pode exigir inscrição em órgãos específicos. O contador é a pessoa mais indicada para verificar e orientar quais serão as licenças obrigatórias para a sua empresa.

Conte com os profissionais da RECTA! Venha abrir a sua empresa conosco!

2019-04-05T17:42:38-03:00 By |Novidades|0 Comments