DRE e a sua importância na empresa

//DRE e a sua importância na empresa

DRE e a sua importância na empresa

O DRE (Demonstração do Resultado do Exercício Contábil) é o grande parceiro do empreendedor. É um relatório obrigatório (exceto para MEI) que deve ser feito anualmente. Entender seu funcionamento pode dar um grande auxílio no cotidiano das empresas.

 

O relatório mostra se as operações geram lucro ou prejuízo analisando as receitas, despesas e os resultados alcançados em um determinado período. É importante por gerar informações para uma tomada de decisão. Além de poder ser utilizado para controle gerencial, verificando a saúde da empresa, o governo também o utiliza para conferir se o pagamento dos impostos foi calculado corretamente.

 

Alguns bancos também podem pedir uma demonstração para liberação de empréstimos, enquanto investidores tendem a analisar se investem ou não na empresa.

 

Como é estruturado o DRE?

 

Segundo as Lei das Sociedades por Ações (Lei nº 6.404/1976), em seu artigo 187, o DRE deve conter:

  • Receita Bruta: vendas e serviços, deduções de vendas, abatimentos e impostos;
  • Receita Líquida: vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos, e o lucro bruto;
  • Despesas: vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais;
  • Lucro ou Prejuízo Operacional: outras receitas e as outras despesas;
  • Resultado do exercício antes do IR e provisto com o Imposto;
  • Participações: empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa.

 

A elaboração correta do DRE exige vários relatórios e cálculos. Para isso, é necessário guardar todos os comprovantes relacionados à sua empresa. Seja para controle gerencial ou cumprimento legal, conte com a ajuda de um contador nesse processo. Aqui na RECTA, temos os profissionais certos para te ajudar. Conte conosco!

2019-04-10T16:28:18-03:00 By |Novidades|0 Comments